Esta
matéria foi publicada no tablóide Contexto do jornal Tribuna Independente,
Maceió, na edição de 30 de Outubro de 2011
Um pequeno bilhete sobre a liberdade
religiosa
A
formação de uma consciência social e especialmente a montagem da ciência
social, passa pela reforma como um de seus marcos centrais, na medida em que
Lutero desabilita a posse do conhecimento das mãos oficiais e habilita uma
investigação pessoal dos fundamentos da verdade. Passa tempo, segundo
entendemos, para que dois acontecimentos
de monta apareçam somando seus efeitos
na construção do atual: a revolução francesa e a industrial. Conhecer Lutero é básico
pelos fundamentos históricos e políticos que ele representa. A reforma lançou a
busca da verdade fora dos padrões oficiais de controle; a revolução francesa
mostrou que a organização política da sociedade cabe ao povo e não a um direito
sagrado de transmissão do poder; a
revolução industrial criou a figura política
do operário.
Portanto,
jamais se poderá ignorar a marca histórica que foi a iniciação da reforma e da
Igreja que diretamente evoluiu em parte da tradição germânica. É incrível ver o
tempo entre Lutero e a Igreja Luterana em Alagoas. Ela existe e é recente,
mesmo para os padrões de encontro de Alagoas com o protestantismo que começou a ser desenhado pelos finais do
século XIX.
Contexto acha que o
protestantismo em Alagoas deve estar publicamente
visível em nossa história, pelo lugar que desempenha. Vamos ler um pouco sobre
a Igreja Luterana.
Contexto agradece à
Congregação Cristo Redentor pela fidalguia do diálogo
Luiz Sávio de Almeida
"Hier stehe ich. Ich kann nicht
anders".
Lutero
Há 494
anos, no dia 31 de Outubro de 1517, a Igreja Cristã passava por um marco em sua
historia. O que acontecia ali mudaria todo o conceito de fé, salvação e igreja.
Influenciando Estado, economia, e até mesmo a educação. O mundo nunca mais
seria o mesmo!
Este
marco na história conhecido como a Reforma Protestante, teve como principal
agente, o doutor em Teologia Martinho Lutero. Ele, ex-padre católico que viveu
na idade média (1483 –1546) e que inconformado com a prática abusiva adotada
pela Igreja de sua época, resolveu defender os princípios bíblicos fundamentais
da igreja cristã, combatendo assim, um longo período de escravidão, corrupção e
inanição - em nome da fé. As bases da Reforma não eram novas, antes, eram as
verdades eternas de Deus, como reveladas na Bíblia.
Tudo
começou quando Lutero, preocupado com a salvação eterna, descobriu que havia
representantes da igreja (católica) negociando supostas cartas de perdão dos
pecados por dinheiro, chamadas “indulgências”. Convicto de que isso era abuso
de clérigos corruptos, Lutero escreveu um manifesto com 95 afirmações (teses)
contra a venda de perdão, e o pregou na porta da igreja do Castelo de
Wittenberg (Alemanha), no dia 31 de outubro de 1517. Esta data passou a ser
considerada o Dia da Reforma. Nestas afirmações Lutero procurou mostrar que
Deus perdoa de graça a quem crê em Jesus Cristo, e que ninguém pode comprar o
perdão de Deus ou conquistá-lo por méritos ou esforços próprios.
A
causa última da Reforma não foi o comércio de indulgências, e sim, o tamanho do
abuso com as coisas sagradas. A pergunta fundamental que Lutero se fazia era: “Qual a autoridade suprema em assuntos de
religião e consciência?” O exame da matéria, à luz dos ensinamentos
divinos, devia provocar - como de fato provocou - a restauração da igreja na
sua pureza primitiva.
As
obras de penitência representavam a base das indulgências, como as orações,
jejuns, esmolas e outras, que podiam ser substituídas pelo pagamento de
determinadas somas em dinheiro. Esta era uma forma de barganhar com Deus e de manipular
as pessoas. A Igreja, cristianismo, precisam de reforma!
Para o
reformador, Deus nos aceita como justos somente quando nos arrependemos de
nossos pecados, cremos e confiamos em Jesus Cristo. “Justificados pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de
nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos
3.20). E esta fé sim, leva necessária e espontaneamente a produzir boas ações,
assim como a árvore saudável produz bons frutos. O ensino adotado pela igreja
da época era justamente o oposto: através das virtudes e boas obras as pessoas
conquistavam a graça de Deus por merecimento, deixando de confiar na obra de
Jesus e passando a confiar em suas próprias obras; atitude totalmente oposta descrita
na Epístola aos Efésios: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da
fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o
resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la” (Efésios 2.8,9).
Em
conseqüência disso, Lutero recebeu uma ordem do Papa exigindo que se retratasse
de suas afirmações, fato que comprovava que o próprio Papa estava por trás desses
abusos. E, diante de sua recusa, foi excomungado. Sua intenção não era fundar
uma nova Igreja, mas sim, uma reforma na Igreja que ele amava. Mas não lhe
restou alternativa, a não ser defender e anunciar a Palavra de Deus sob o principio
da obra de Deus em Jesus Cristo. Estas verdades receberam grande adesão de
lideranças e do povo em geral que estavam cansados de tamanha exploração e
ansiavam por reformas. Estas pessoas, mesmo contra vontade de Martinho Lutero,
passaram a se identificar e serem chamadas de “Luteranos” ou protestantes.
As
influencias mais significativas de Lutero foram:
1-
Traduziu a Bíblia para a língua do povo para a edificação de sua fé. Defendeu
que a Bíblia é suficiente e completa como fonte de doutrina, norma de fé e
vida. Decretos papais, instrução em lendas e tradições só afastavam as pessoas
da verdade divina.
2-
Determinou que a pregação fosse na língua do povo, e não mais em latim.
3-
Incentivou a criação de escolas para que todos pudessem aprender a ler e
escrever. Sua orientação era que ao lado de cada igreja existisse uma escola.
4-
Restaurou o Sacramento da Santa Ceia. Negar o vinho aos comungantes, conforme
prática da Igreja Romana, significava um flagrante desrespeito ao testamento de
Jesus Cristo. Jesus expressamente acentuou: “Bebei dele todos” (Mateus
26.27).
5- Defendeu
o direito de cada paróquia ou congregação chamar ou demitir seus pastores, em
assembléia geral, favorecendo o processo democrático na Igreja.
6- Combateu a prática da oração aos santos e à
Maria, por ser Cristo o único intermediário entre Deus e os seres humanos,
conforme a Bíblia em 1ª Timóteo 2.5. Os santos ou cristãos consagrados devem
ser bom exemplo de fé para seguir, tendo sua memória preservada, mas não ser
colocados na posição de intermediários entre nós e Deus.
7- Valorizou
o trabalho do cristão na sociedade. Tanto o trabalho profissional, como a busca
de soluções para os problemas sociais, é trabalho que agrada a Deus, pois serve
ao próximo.
8- Fez
divisão entre Igreja e Estado, defendendo um Estado laico. Ou seja,
administrado pelo povo e não pela igreja.
Em virtude dos seus
múltiplos dons e sua produção teológica, Lutero recebeu destaque na revista americana Life que efetuou uma pesquisa a
respeito de personagens que marcaram o milênio (1001-2000). Levou-se em
consideração quantas pessoas um determinado acontecimento afetou e que
diferença fez na vida cotidiana delas. Os resultados da pesquisa de vinte
jornalistas e de especialistas em quase todas as áreas do conhecimento, foram publicados no Brasil pela
revista Veja, Edição Especial do Milênio (12/2001): Em primeiro lugar Johann
Guttenberg, que se destacou com a impressão da Bíblia; em segundo lugar Cristóvão
Colombo, que abriu as portas para que o mundo se transformasse numa aldeia
global; em terceiro lugar Martinho Lutero, pela sua contribuição a toda sociedade através do movimento
da Reforma.
Segundo
a Revista Escola (edição 022, 2008) Martinho Lutero é “o autor do conceito de educação útil” que vendo a realidade abusiva e de abandono do sistema
educacional na Idade Média, sugeriu uma concepção de educação que visasse à
formação de um ser humano integral. Para ele a educação em primeiro plano, é tarefa
dos pais, mas compromisso principal e fundamental das autoridades em todos os
níveis, sendo necessária uma estrutura social que garantisse esse acesso
indistintamente para todas elas, com gente especializada e mantida
comunitariamente, tarefa do Estado. Além do mais combateu a educação
repressiva, introduziu o lúdico na aprendizagem e lutou por boas bibliotecas.
No
Brasil existem duas grandes Igrejas Luteranas: a IELB (Igreja Evangélica
Luterana do Brasil) e a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no
Brasil), que juntas somam quase milhão de fiéis. A diferença entre ambas está
mais na origem das missões que vieram ao Brasil, a primeira é americana e a
segunda alemã. Há alguns pontos de divergência, no geral a IELB é um tanto mais
confessional ou fiel aos fundamentos da Reforma. A IECLB por ser uma missão
alemã acabou tendo influencias do liberalismo no cristianismo europeu ocorridos
no inicio do século XIX.
Embora
a IELB, seja em números de fiéis menor, está presente em todos os Estados
Brasileiros, inclusive aqui em Maceió, onde todos os luteranos oriundos de
outras cidades são recebidos e acolhidos.
A Igreja Luterana (IELB) no Brasil
No
início do século XX, a pedido de alguns cristãos luteranos, a Igreja Luterana -
Sínodo de Missouri, dos Estados Unidos, enviou ao Brasil o pastor Christian J.
Broders que fundou, no dia 1º de junho de 1900, a Comunidade Evangélica
Luterana São João, em São Pedro, RS. Em
24 de junho de 1904, foi fundada, em São Pedro do Sul, RS, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB.
Hoje a
IELB conta com mais de 800 pastores e aproximadamente 240 mil membros. Tem
pastores missionários também na Europa, Américas e África. No trabalho missionário conta com o apoio da “Hora
Luterana”, que produz programas de rádio, material de aconselhamento e cursos
bíblicos (www.horaluterana.org.br).
A
formação de todos os pastores da IELB tem duração de seis anos: Quatro anos de
bacharel em Teologia em convênio com a Universidade Luterana do Brasil com sede
em Canoas, RS, e em tempo integral, como especialização em ministério pastoral,
no Seminário Concórdia de São Leopoldo, RS.
A IELB se organiza de seguinte forma:
A Congregação é a comunidade local. Existem 1447 congregações em todo
Brasil, todas tem uma diretoria que executa as decisões da Assembléia dos
Membros Votantes;.
A Paróquia
é a união de várias congregações, quando as mesmas têm o mesmo pastor. O número
de paróquias é 508 no Brasil.
O Distrito é a
união de várias paróquias, geralmente formada de quatro a dez paróquias. Há um
pastor que é eleito Conselheiro Distrital, com o mandato de 4 anos e um líder
leigo, tendo ambos como função representar o Distrito e visitar as paróquias e
eventualmente resolver conflitos para o bom andamento geral. Hoje existem 55
Distritos na IELB.
A
organização nacional da IELB se dá da seguinte forma:
Uma Diretoria Nacional é eleita por 4 anos
pela Convenção Nacional, como um órgão executivo.
A Convenção Nacional realiza-se de quatro em quatro anos. Participam todos os
pastores ativos (com chamado), sendo que somente um pastor e um representante
leigo por paróquia têm direito a voto. Aqui são decididas questões
administrativas da igreja.
O Conselho Diretor normalmente reúne-se uma vez por ano. É composto por todos
os conselheiros distritais e os líderes leigos distritais. É um órgão
executivo, no sentido que está subordinado a Convenção Nacional, entretanto tem
poderes deliberativos em diversas situações.
Dentro
da IELB existem ainda organizações auxiliares, como a Juventude Evangélica
Luterana do Brasil, a Liga de Servas Luteranas do Brasil e a Liga de Leigos Luteranos do Brasil, além de
20 Associações de Entidades Sociais, instituições que trabalham especialmente
com crianças, doentes, idosos e deficientes auditivos, 60 Escolas, 2 Faculdades
e 1 Universidade. Possui ainda uma Editora, que produz literatura (livros,
devocionários, Cds, etc.) e material evangelístico para a igreja .
A Igreja Luterana e Maceió
Em
Maceió, a Igreja Luterana está presente há 30 anos através da Congregação “Cristo
Redentor” localizada no centro. Há ainda atividades no bairro Acauã e
Clima Bom, sempre sob o fundamento de levar o maior tesouro que temos em mãos para
a maior necessidade humana: Perdão, reconciliação e salvação através da obra de
Jesus.
O
trabalho da Igreja Luterana na capital alagoana iniciou em Agosto de 1981, com a
chegada do recém formado, Pastor João Carlos Tomm. Como característica muito
significativa adotada pela IELB, o Pastor Tomm, que ficou 11 anos em Maceió, veio
atender famílias que já eram membros da Igreja Luterana em outras cidades,
família Simões oriunda de Recife e a Sra. Nair Gzrelak de São Paulo; além de ouvintes
do extinto programa de rádio chamado “Hora Luterana, a voz da cruz”, que era
transmitido pela Rádio Palmares - há um forte desejo em restabelecer este
programa e atingir mais pessoas com a clara exposição do Evangelho.
O
primeiro local de cultos (sede) da Igreja Luterana em Maceió foi numa casa alugada na Rua Artur Jucá, 87 no
Centro. O Pastor Tomm atendia famílias luteranas em Maceió, na Cerâmica
Sacramento (Passo do Camaragibe) e até 1983 em Aracaju, dificuldade que somadas
à falta de recursos financeiros e humanos, adaptação com a nova cultura,
assaltos que sofreu, grande sincretismo religioso e analfabetismo, tornaram-se
os maiores empecilhos desde o início da missão.
Com a
saída deste Pastor em 1992, a igreja passou por uma sucessão de obreiros (Wando
Wolf, Odil Sontag, Leandro Hübner), que permaneceram menos de 2 anos cada, por
dificuldades de adaptação cultural, intercalados por períodos de vacância, o
que enfraqueceu e muito o trabalho. Entre 1999 e 2005 o Pastor Waldyr Hoffmann
pastoreou. A partir daí, após alguns meses de permanecia do Pastor Luis Cláudio
Viana da Silva - devido problemas de saúde de sua esposa - o Pastor Márlon
Hüther Antunes assumiu o trabalho e tem coordenado as atividades.
Assim
como há 100 anos a missão no Brasil estava voltada a atender os descendentes
alemães, em sua maioria no sul do Brasil, a grande maioria dos pastores tem
descendência alemã e são oriundos do sul, onde está concentrada a maioria
absoluta de luteranos. Este é perfil vem mudando nas últimas décadas, o lema da
IELB favorece esta idéia: Cristo para todos. Em Alagoas há 30 anos o foco
inicial foi atender luteranos que migraram para cá, todos os pastores eram do
sul ou sudeste, o que dificultou ainda mais a missão. Hoje metade dos membros
são alagoanos e a outra oriundos de outros estados. Nestes 30 anos, o período
de maior crescimento ocorreu nos três períodos onde se estabeleceram por mais
tempo os pastores, criando mais vínculos, raízes, aculturando-se melhor, facilitando
assim, a continuidade de projetos evangelísticos e mais contatos.
Hoje existe
em Maceió um pouco mais de uma centena de fiéis, que freqüentam os três locais
de culto. As famílias luteranas estão espalhas nas mais diferentes regiões da
cidade e pertencem as mais diferentes classes sociais e intelectuais - a maior
concentração, porém, se dá no Bairro Tabuleiro dos Martins. Por ser uma igreja
pequena, geograficamente espalhada, com apenas um obreiro e por ter como uma de
suas características um trabalho e contato bem pessoal, pastoral e direto, a
Igreja tem encontrado muitas dificuldades ao longo do tempo em fazer sua missão,
tanto no campo evangelístico, como social. Porém, nunca perdeu este foco.
Por ser uma Igreja tradicional e que não dá ênfase
à apelação financeira e emocional - como as igrejas evangélicas no geral, são
conhecidas e pré-julgadas atualmente - nos esforçamos ao máximo para manter
nosso objetivo, afinal as únicas verbas que recebemos de fora são para pequenos
projetos especiais. Os recursos para os desafios da Igreja, de caráter social e
missionário, provêm das ofertas regulares e espontâneas que cada membro dá
conforme suas possibilidades financeiras. Por isso, a Igreja Luterana não cobra
pelos serviços que presta, como batismos, casamentos, sepultamentos, visitas aos
doentes ou outros atendimentos pastorais.
O
trabalho social desenvolvido atende especialmente necessidades internas
(cesta-básica, medicamentos, etc), mas em momentos especiais o grupo de ação
social da Igreja se une para agir (como no caso do atendimento às vítimas das
enchentes em 2010), temos concluído um projeto de capelania hospitalar, sem
local para desenvolvê-lo no momento – organizados pelo Pastor, uma Psicóloga e
uma Assistente Social da Congregação. Entendemos que o ser humano é um
indivíduo integral em todas as suas dimensões e peculiaridades de ordem
bio-psicossocial e espiritual.
A Igreja
Luterana não faz diferenciação entre as diversas etnias que se encontram na
cidade, na região e no país, “porque para
Deus não há acepção de pessoas” (Romanos 2.11). Respeitamos a cultura e história
de cada uma, temos como meta compartilhar
com as pessoas a certeza da vida eterna em Jesus Cristo integrá-las como membros da família de Deus,
fortalecê-las e equipá-las para servirem com suas vidas – tempo, dons e bens –
a fim de glorificar a Deus.
Nas
Congregações luteranas somos uma
família, um grupo amigável, pessoas que descobriram a alegria da vida cristã.
Procuramos ajudar-nos uns aos outros. Reunimo-nos para dividir as dificuldades
e multiplicar as alegrias. Cremos que no culto Deus nos serve com sua Palavra,
o Perdão, os Sacramentos (Batismo e Santa Ceia) e a Benção; nós servimos a Deus
na adoração, no louvor, na oração de gratidão pelas bênçãos da semana, pela
comunhão com os irmãos e convidados.A Igreja Luterana admite crianças e adultos
ao Batismo. A regra é o Batismo de crianças. Além do mais oferece
aconselhamento para casamentos em dificuldade, bem como a bênção divina para
aqueles que fracassaram no casamento e querem estabelecer um novo
relacionamento matrimonial.
Na
Igreja Luterana ninguém é sobrecarregado com proibições, mas é livre para, à
luz da Palavra de Deus, tomar suas decisões para que glorifiquem a Deus e
beneficiem o próximo.
As
principais atividades fixas são:
-
Centro (Rua Emanoel Pedro de Farias
Costa, 4 – antiga Gazeta de Alagoas) Culto no 1º Domingo do mês as 9h e 2º,
3º,4º,5º Sábado as 18h; 1ª sexta feira
do mês, 19h encontro do grupo Masculino, estudos mensais em grupos familiares distribuídos
por bairros e encontros com jovens nos domingos a tarde.
- Clima
Bom (Rua Walter Gomes, 52C) Culto Domingo as
8h e Estudo bíblico Quarta-feira as 19h.
- Acauã
no Bairro Acauã (Avenida Tancredo de A. Neves – Lot, Qd A – 01) Culto Domingo as 10h e Estudo bíblico Quinta-feira as 19h.
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