quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

[BANCO DE IMAGEM: POLÍTICA: MOVIMENTOS SOCIAIS: MST: ALAGOAS: ATALAIA] Luiz Sávio de Almeida. 20º Congresso Estadual do MST em Alagoas, 21/12/2011





Movimentos sociais: MST





Uma breve informação

Hoje estive no Congresso. O assentamento fica nas terras da antiga Usina Ouricuri da qual resta uma imensa chaminé, uma espécie de obelisco celebrando a  inutilidade. No máximo se pode ver duas paredes erguidas e os alicerces. Nada mais, salvo um pequeno prédio onde funcionou o escritório. Hoje, Ouricuri é um povoado cercado por uns tantos  e espalhados assentamentos. Um povoado pobre com suas ruas poeirentas, seus bares e um Padre Cícero posto em pequena praça.  O assentamento  Nilton Santos, é vizinho. É nele que se realiza o Congresso, Centro de Treinamento Zumbi dos Palmares.

Esperando o início dos trabalhos


Neste galpão,  era a garagem da usina




O Centro de Treinamento Zumbi dos Palmares
















 
Considero os movimentos, como os fatos políticos mais importantes que ocorreram no Brasil. Em Alagoas, os semterra equivalem a mais ou menos um quarto de século de operação e deixam marcas na estrutura agrária e fundiária.  No entanto, os tempos mudaram, a economia mudou. É fundamental que encontrem um novo modo de se articularem e viverem. Este é o 20º Congresso Estadual do MST. 


A mística

A teatralização da vida e os cânticos















































 














Os trabalhos


A reunião dos grupos






Em cima da serra há um  Assentamento. Parece que São Luiz. 14 anos. Despejo





















Recomeçando os trabalhos








Os resultados