sexta-feira, 19 de outubro de 2012

[Violência contra a mulher]CASO BÁRBARA. Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em fazendas de Murici e Capela. Operação busca suspeito em сrime. Otávio Cardoso Neto, apontado como assassino da estudante, não foi localizado, mas duas pessoas foram presas por posse ilegal de arma.



RODRIGUES, Marcos. 
CASO BÁRBARA. Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em fazendas de Murici e Capela. Operação busca suspeito em сrime. Otávio Cardoso Neto, apontado como assassino da estudante, não foi localizado, mas duas pessoas foram presas por posse ilegal de arma.   
GAZETA DE ALAGOAS. Maceió, 11 out. 2012, p. 13

A busca da polícia pelo jovem Otávio Cardoso da Silva Neto, apontado co­mo о principal suspeito do sequestro e morte da estu­dante Bárbara Regina Go­mes, resultou numa grande operação, na manhã de ontem, em fazendas nos municípios de Murici e Capela. Duas pessoas foram detidas, mas ele não foi localizado.
A partir de denúncias anônimas e do levantamento feito pela inteligência da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), descobriu-se que uma das propriedades pertence a familiares de Otávio,
Numa delas, na cidade de Murici, seu primo, Valter Almeida de Araújo, 26 anos, acabou preso por posse ilegal de arma.
Segundo as investigações, ele não tem relação com о crime, porém, por ter sido flagrado com uma arma, acabou sendo levado a sede da Deic, em Maceió. O inquérito, porém, será de responsabilidade da delegacia da cidade de Murici, para onde Valter retomou.
A segunda pessoa detida não teve о nome revelado, mas segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil (PC), também estaria de posse de uma arma. A Gazeta buscou detalhes sobre о fato, mas nem os delegados Antônio Nunes, da seção Antissequestro, nem Ana Luíza Nogueira, da Deic, foram localizados para falar so­bre о caso.
No site oficial da PC, Nunes confirmou a operação e disse que a principal suspeita era de que pelo menos uma das proprieda­des serviria de esconderijo para о acusado.
"As prisões não tem re­lação com о caso e as investigações continuam. Quem tiver informações sobre a localização do sus­peito ou sobre о caso pode ligar para о Disque Denúncia. no numero 181", declarou Nunes.

MANDADOS
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Os policiais do Tático Integrado Grupamento de Resgates Especiais (Tigre) vasculharam cinco propriedades. Em nenhuma delas foram localizadas pistas de Otá­vio Cardoso.
A polícia não descarta que ele possa ter passado pela região, no início de sua fuga.

O CASO
Bárbara Regina está desaparecida desde о início do mês passado. Ela foi vista pela última vez nu­ma boate, no bairro da Ponta Verde, na capital. Imagens do circuito de segurança da casa noturna indicam que ela teria deixado о local na companhia de Otávio Cardoso.
A partir das investigações, a própria policia já afirmou que a jovem foi morta, mas о corpo ainda não foi localizado.
Outro envolvido no cri­me, segundo as investigações, seria о jovem Moabi Lino Barbosa Junior, de 22 anos, que está detido. Segundo о delegado Antônio Carlos Reis, ele seria um dos responsáveis pela ocultação do cadáver da estudante.
No mês passado, algumas buscas foram feitas na região de Marechal Deodoro. Atualmente, о inquérito está na sua fase de prorrogação e novas diligências devem ser realizadas.



[Violência contra o menor, Pedofilia] Militar teria tocado as partes íntimas de uma menina de 11 anos. Sargento é detido por estupro de vulnerável

OLIVEIRA, Bleine.

PARIPUEIRA. Militar teria tocado as partes íntimas de uma menina de 11 anos. Sargento é detido por estupro de vulnerável

GAZETA DE ALAGOAS. Maceió, 16 out. 2012, p. 16.

Acusado pela prática do crime tipificado como estupro de vulnerável, о sargento da Reserva da Polícia Militar Josias Noberto Queiroz, de 50 anos, foi transferido ontem, da sede do Batalhão de Operações Especiais (Воре), para о Presídio Baldomero Cavalcanti, unidade do sistema prisional de Maceió. O militar foi detido em flagrante, no último domingo, acusado de ter tocado par­tes íntimas de uma meni­na de 11 anos, enquanto esta tomava banho na Praia de Paripueira.
Segundo familiares da menor, que fizeram a acusação, о sargento Josias Norberto teria puxado о biquini e tocado о corpo da criança. O pai, que procurou a delegacia da Polícia Civil em Paripueira, disse que a garota saiu da água chorando e contou о que tinha ocorrido.
Sem ter о nome divulgado, о pai contou aos policiais que, diante da reação dos familiares, о acu­sado fugiu, chegando a pular о muro de uma casa para se esconder. Mas, perseguido, não teve êxito e acabou detido.
O flagrante foi efetuado na Central de Polícia, em Maceió. Ao ser interrogado, о militar negou a acusação, alegando que se desequilibrou ao ser atingido por uma onda. Ele diz que caiu sobre a menina e, no tumulto, agarrou-se ao biquini da menor.
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Ci­vil, о caso será investigado pelo delegado de Paripuei­ra, José Rangel Ataíde. O comando da PM/AL informou que a denúncia deve ser tratada como se envolvesse qualquer cidadão e de acordo com as normas da legislação penal.
Apesar de admitir que о fato de um militar estar di­ante de tal acusação e desonroso, a PM/AL não se manifesta sobre о caso. O sargento Josué Norberto Queiroz ingressou na PM em 1983. Em abril último, foi para a Reserva. Em sua ficha constam comportamento excepcional e graduação de 2° sargento.

[Violência contra mulher] FRANCÊS. Polícia divulga retrato falado de estuprador.

 JORNAL.
FRANCÊS. Polícia divulga retrato falado de estuprador. O JORNAL. Maceió, 11 out. 2012, p. 10.

A Polícia Civil divulgou ontem о retrato falado de um homem acusado de estuprar uma turista de Goiânia no dia 7 de julho deste ano, na praia do Francês, em um local conhecido como antigo Leprosário.
De acordo com о delegado Alcides Andrade, titu­lar do 17º Distrito Policial de Marechal Deodoro, о retrato falado foi desenvolvido pelo Instituto de Identificação de Goiânia, a pedido do delegado e foi recebido ontem. A vítima foi a professora C.R.S., 45anos, que só realizou о Boletim de Ocorrência (BO) dois dias após, na Delegacia de Plantão de Maceió. Em seu depoimento, ela contou que fazia uma caminhada à beira-mar - no trecho próximo ao antigo Leprosário - quando, de repente, um homem se aproximou e a abordou. Ele a puxou, deu uma 'gravata' e a levou para os coqueirais.
Chegando lá, de acordo com que a professora contou para a polícia, foi colocada no chão e, com a canga em seu rosto, foi estuprada.
“O crime de estupro tem uma particularidade muito grande, pois envolve um drama pessoal e forte emoção. Por isso, as vítimas têm o direito de prestar queixa ou não”, ressaltou o delegado Alcides Falcão.

Caso é investigado nos dois estados
A vítima também disse que о homem que a estuprou aparenta ter mais de 40 anos, é moreno claro, cabelos encaracolados e curtos. Na ocasião, ele vestia sunga vermelha e camisa de cor clara. Depois de cometer о crime, ele roubou seu aparelho celular.
No mesmo dia do depoi­mento, a turista de Campestre de Goiás, voltou para sua terra natal, mas о delegado tem mantido contato com um de seus irmãos, que acompanha о caso.
O delegado solicita que quem tiver informações sobre о acusado, pode passar para о telefone 181 - Disque Denúncia da Polícia Civil, ou para delegacia no 3263-2670.


[Violência contra menor] Crianças e crimes

O JORNAL.
Crianças e crimes. O JORNAL.

Maceió, 12 out. 2012, p.6


Esta pode ser uma semana para a sociedade alagoana esquecer. Não pelos crimes bárbaros que ocorreram no decorrer dela, mas pelo que a polícia descobriu na "Semana da Criança",
As investigações policiais provaram que duas crianças foram barbaramente assassinadas e os criminosos estavam dentro de casa, no seio da família. Foram dois casos bem diferentes, mas com histórias igualmente escabrosas e trágicas.
Na mais recente, uma jovem matou о bebê ao qual deu a luz com medo de ser expulsa de casa. Ela escondeu todo о tempo da gravidez e a luz no banheiro de casa. Conforme seu relato à polícia, о bebê nasceu vivo, e ela о matou com duas tesouradas no abdome e uma no pescoço. Depois, colocou о corpinho numa sacola de lixo doméstico e deixou о embrulho na calçada de casa para ser recolhida pelo caminhão-coletor.
O cadáver da criança foi encontrado dias depois, no lixão da cidade. Após uma semana de mistério, a mãe foi identificada, localizada e presa. Interrogada, ela contou porque e como matou о filho. Uma crueldade sem tamanho. Talvez, о esclarecimento do crime com a prisão da jovem e a divulgação do caso com todos os requintes da crueldade empregada inibam outras situações semelhantes. Esse fica sendo, então, о lado positivo dessa triste notícia.
Em outro caso, um menino de 11 anos foi morto dentro de casa quando tomava о café da manhã. Motivo do crime: ele tinha flagrado a madrasta mantendo relações sexuais com о seu padrinho. O garoto passou a ser uma ameaça para о casal de adúlteros porque poderia contar о que viu a qualquer momento para о seu pai. Antes de pensar nisso, о menino foi morto a pauladas.
O crime foi cometido pelo seu padri­nho, amante da sua madrasta, que facilitou о assassinato, saindo de casa e deixando о menino sozinho, com a porta aberta. Como tinha acesso a casa, о padrinho assassino entrou e matou о garoto. Depois saiu pela porta da frente e, após a descoberta do crime trágico, até ajudou a polícia nas inves­tigações. Esse crime ocorreu há oito anos e só ontem о assassino foi preso.
São duas histórias tristes contadas, infelizmente, na Semana da Criança. Assim, os fatos mostram que nem os nossos pequenos estão livres da violência.

[Violência contra o menor] MACENA, Lelo. TRAGÉDIA. Aline da Silva Santos deve ser transferida para о Santa Luzia na próxima terça-feira. Мãе que matou filho irá para presídio.

MACENA, Lelo.

 TRAGÉDIA. Aline da Silva Santos deve ser transferida para о Santa Luzia na próxima terça-feira. Мãе que matou filho irá para presídio.

GAZETA DE ALAGOAS. Maceió 12 out. 2012, p. 14


Acusada de matar о próprio filho instantes depois de dar a luz, Aline da Silva Santos só deve ser transferida para о Presídio Feminino Santa Luzia, na próxima terça-feira.
A chegada dela ao sistema prisional estava prevista para a tarde de ontem, por volta das 16 horas. Mas um problema na documentação necessária pa­ra que a transferência fos­se concretizada adiou a chegada de Aline ao Santa Luzia.
Ela chegou a ser trazida da delegacia de União dos Palmares para о Instituto Médico Legal, onde passou a tarde fazendo exame de corpo de delito. Às 19h30, о delegado Valdeks Pereira da Silva conseguiu a autorização da 16ª Vara de Execuções Penais para a transferência.
Por meio de sua assessoria de comunicação, a Polícia Civil (PC) garantiu que a transferência para о sistema prisional seria mesmo feita na noite de ontem. Porém, em novo contato com a redação da Gazeta, a PC informou que a transferência de Ali­ne da Silva Santos havia sido cancelada por questões burocráticas.
Ainda de acordo com a assessoria, о delegado Valdeks Pereira da Silva preferiu não informar о lo­cal onde Aline ficaria detida, por questões de segurança.
A gerente-geral do Pre­sídio Feminino Santa Lu­zia, Ludmilla de Macedo de Holanda, disse que Ali­ne da Silva Santos vai ficar na triagem durante um período de sete a 20 dias.
"O que nós chamamos de triagem é uma cela nor­mal, com banheiro e cama, onde recebera quatro refeições diárias", explicou Ludmilla de Macedo.
Segundo ela, a princípio, Aline ficará sozinha na triagem, mas, se houver necessidade, ela dividirá о espaço com outra reeducanda.
Havia uma expectativa quanto à reação das outras presas a chegada de Aline da Silva, já que о саso dela teve muita repercussão na imprensa.
"Há cerca de dois anos, nós recebemos aqui uma mãe que matou os dois filhos e, apesar do repúdio de todas as reeducandas, não tivemos problemas", disse Ludmilla.
As investigações policiais começaram depois que о corpo do recém-nascido foi encontrado no lixão de União dos Palmares, no úl­timo dia 25 de setembro.
Foram 14 dias de inves­tigações. A polícia chegou a acusada depois de ouvir depoimentos de catadores do lixão e de refazer a rota do caminhão que transportou о corpo de bebê.
Em depoimento ao de­legado Valdeks Pereira da Silva, Aline da Silva Santos disse que, após parir, matou о bebê a golpes de tesoura. Ela escondeu a gravidez e tinha medo da reação dos pais.

[Violência contra menor] LINS, Eberth. UNIÃO DOS PALMARES. Mãe confessa que matou bebê

LINS, Eberth. UNIÃO DOS PALMARES.

Mãe confessa que matou bebê.

O JORNAL. Maceió, 11 out. 2012, p. 10.

A Polícia Civil elucidou о caso do recém-nascido, encontrado morto no último dia 25, em um aterro sanitário do município de União dos Palmares. De acordo com as investigações, a criança foi morta a tesouradas pela mãe, Aline da Silva Santos, de 22 anos, que confessou о crime em depoimento. As investigações foram conduzidas pelo delegado titular da cidade, Valdeks Pereira da Silva.
Segundo a polícia, a acusada assumiu em interrogatório a autoria do crime e disse ter feito temendo ser colocada para fora de casa pelos pais que, segundo ela, não sabiam da sua gravidez. Ainda no interrogatório, Aline da Silva, disse que о filho nasceu com vida no dia 24 de setembro, no banheiro de sua casa e que após tê-lo matado com uma tesoura, о colocou em um saco plástico e posteriormente no lixo.
O corpo foi encontrado no dia seguinte por catadores no lixão da cidade. No momento em que foi encontrado, о recém-nascido apresentava várias perfurações no corpo, inclusive no pescoço.
A prisão preventiva da acusada foi decretada e ela já foi encaminhada para о presí­dio feminino em Maceió.

[Violência contra menor, estuproEDITORIA DE CIDADES. Sargento é preso acusado de estuprar criança na praia. Josias Noberto teria abusado sexualmente da menina, о que configura estupro.


EDITORIA DE CIDADES.
Sargento é preso acusado de estuprar criança na praia. Josias Noberto teria abusado sexualmente da menina, о que configura estupro.
TRIBUNA INDEPENDENTE. Maceió, 16 out. 2012, p. 12.


O sargento reformado da Polícia Militar Josias Noberto de Queiroz está preso da Casa de Custódia da Polícia Civil em Alagoas pelo crime de estupro de vulnerável. O militar foi detido em flagrante no domingo (14) após testemunhas relataram à Polí­cia Civil que ele estava se masturbando perto de uma criança de dez anos, que tomava banho de mar, na Praia de Paripueira.
Segundo a criança e pessoas que viram a cena do crime, Josias Noberto tirou a calcinha dela e passou a mão em suas partes íntimas. No auto da prisão em flagrante, consta que a população se aproximou do acu­sado, mandou que ele saísse de perto da menina e ainda ameaçou agredi-lo.
O sargento fugiu, abandonou seu carro, de modelo e placa não informados e se escondeu em um terreno baldio, em uma rua transversal a orla marítima. A Polícia Militar foi acionada e, após realizar buscas pela região, conseguiu prendê-lo.
Josias Norberto foi conduzido à Central de Polícia, junto com testemunhas, a vítima e uma conselheira tutelar, onde foi constatado o crime de estupro.
A delegada plantonista que atendeu a ocorrência, Fabiana Leão, solicitou o exame de conjunção carnal, mas independente do resultado dado pelo Instituto Médico Legal, о Código Penal prevê que praticar ato libidinoso contra menor de 14 anos é considerado estu­pro de vulnerável, cuja репа é de reclusão de oito a 15 anos. A menina é filha de um político de Paripueira.

Defesa
Em seu depoimento à delegada, о sargento reformado contou que foi atingido por uma onda e, por esse motivo, se segurou nа calcinha da criança de dez anos.
O caso foi encaminhado para o 13º Distrito Policial, em Pari­pueira, que deve indiciar о acu­sado por estupro. Segundo um agente da delegacia, о delegado pode solicitar novo depoimento do acusado e da vítima, além de testemunhas, porém о auto da prisão em flagrante contem for­tes indícios da autoria do crime e não deixa dúvidas de que о ato foi praticado.