quinta-feira, 18 de outubro de 2012

[Violência contra a mulher, Estupro, Caso I. A. S.] TARGINO, Izabelle.

TARGINO, Izabelle.

TRAIPU.
Polícia Civil investiga denúncia de estupro. Crime teria sido cometido contra adolescente de 17 anos durante comemorações da eleição.
O JORNAL. Maceió, 10 out 2012, p.17.

A Polícia Civil já iniciou as investigações e as buscas para tentar localizar о homem acusado de ter estuprado uma adolescente de 17 anos, na madrugada da última segunda-feira, na cidade de Traipu. Na manhã de ontem, a jovem esteve no IML de Arapiraca para fazer exame de conjunção carnal.
O acusado, identificado apenas como Mário, obrigou a jovem I.A.S. a ir com ele até a beira do Rio São Francisco, onde aconteceu о crime. De acordo com о Conselho Tutelar, após о resultado das eleições na cidade, a jovem estava na praça com um grupo de amigos. O homem, que também estava com о grupo, num determinado momento, chamou a adolescente dizendo que queria conversar com ela, mas a jovem se negou a ir com ele.
Como insistiu, a adoles­cente foi até onde ele estava e perguntou о que о homem queria e foi neste momento que, segundo о depoimento da jovem, о acusado disse estar armado com uma faca e a obrigou a seguir com ele até uma rua estreita, no centro da cidade, que da acesso ao rio.
Ao chegar a rua, о homem puxou a jovem pelo braço e a levou até a beira do rio. "Ela disse que foi saber о que о homem queria e que não saiu de perto do grupo de amigos. Ela contou que, quando ele percebeu que ninguém estava olhando, a ameaçou e a levou para о rio. A vítima disse que ainda tentou chamar atenção dos amigos com os olhos, mas como estava tendo festa, о pessoal não se deu conta", disse о conselheiro tutelar Jonatas Pedro Silva Santos.
Ainda segundo о conse­lheiro, após о estupro, num momento de desespero, a jovem pediu о homem para se lavar no rio e aproveitou о descuido dele para fugir. Muito ensanguentada, ela conseguiu pedir ajuda e foi levada para о hospital da cidade, onde foi atendida.
"Ela estava muito nervosa, ensanguentada e algumas pessoas que a viram levaram para о hospital. Quando о médico soube о que havia acontecido, ligou para о Conselho Tutelar", contou Jonatas Pedro.
Após ser atendida, a jovem seguiu com о conselheiro tutelar para prestar queixa na Central de Polícia de Arapiraca, ainda durante a madru­gada. Em depoimento, ela contou como tudo aconteceu e alguns amigos que estavam na praça disseram que о acusado se chamava Mário e que morava no Povoado Bom Jardim, na zona rural do município.
De acordo com о conse­lheiro tutelar, о IML ainda vai enviar о relatório para a delegacia do município, mas о médico que realizou о exame confirmou, de forma preliminar, que houve estupro. A polícia investigava ontem a identificação do acusado.

[Violência contra gay, Caso Larissa Voguel,

SANTANA, Nigel. DRAG QUEEN.
Movimento gay protesta após atentado. Carlos Eduardo, que faz a 'Larissa Voguel', foi atingido por quatro tiros.
TRIBUNA INDEPENDENTE. Maceió, 16 out. 2012, p.11


Por muita sorte, Carlos Eduardo Ferreira Mendes, de 19 anos, uma drag queen mais conhecida como La­rissa Voguel, sobreviveu a uma tentativa de homicídio na madrugada de sábado, no bairro da Ponta Grossa, parte baixa de Maceió.
Foram dez tiros disparados contra Eduardo porque ele estava em um posto de gasolina ao lado de seu namorado. O ato de violência considerado torpe pelo Movimento Basta de Homofobia foi о estopim para que suas repulsas fossem arremessadas aos ouvidos da população e aos órgãos competentes, a exemplo da Secretaria de Defesa So­cial. Aproximadamente oito líderes do movimento gay estiveram na Praça Bráulio Cavalcante, no Centro, na manhã de ontem.
Um dos representantes no novo movimento é Dino Alves, figura já conhecida na defesa dos homossexuais, inclusive, tendo se lançado este ano candidato a vereador em Maceió. Ele declara que о atentado con­tra Carlos Eduardo ocorrera porque ele estaria ao lado de seu companheiro, que teve seu nome preservado por motivos de segurança.
"A pessoa que atirou no Carlinhos perguntou se о namorado dele era uma mulher, devido aos aspectos femininos que ele tem. Quando о Carlinhos respondeu que seria seu namorado, a pessoa sacou uma arma e prontamente deflagrou dez tiros. No namorado dele, os tiros foram de raspão, mas, nele, foram quatro: na mão, nádega, perna e outro de raspão. O criminoso fugiu do local e Carlos Eduardo conseguiu chegar até a sua residência para depois ser socorrido para о Hospital Geral do Estado", detalhou Alves.
Ainda na manhã de on­tem, Carlos Eduardo recebeu alta do HGE. De acordo com о prontuário hospitalar, os ossos de sua mão estão quebrados e uma bala está alojada em sua náde­ga.

Homofobia
Lideranças cobram elucidação do crime
Eles também querem que a população denuncie os casos de violência

Os integrantes do Movimen­to Basta de Homofobia tentaram uma reunião com о secretário Dário César Cavalcante, na Secretaria de Defesa Social. Eles pediram para que seja lavrado um Boletim de Ocorrência e que as imagens do posto de combustíveis onde о casal estava sejam liberadas para identificar о autor dos disparos.
Acompanhados de represen­tantes da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos e da advogada Kessiane Lopes, о Movi­mento fez novas cobranças para que em Alagoas seja instalado о Grupo de Trabalho que irá ajudar nas investigações dos chamados crimes homofóbicos.
Dino Alves lembra que nem tudo que acontece com os gays em Maceió é homofobia, mas, que os crimes com requintes de crueldade são de fato por ojeriza a orientação sexual.
"É bom destacar que a sociedade pode entrar em contato com о Disk 100 quando passar com algum tipo de preconceito ou presenciar crimes contra os gays. Esse é mais um auxilio para identificarmos os agressores e criminosos, inclusive contamos com о apoio da polícia, da Defensoria Pública e do Ministério Público. Por causa da impunidade, no Brasil virou hobby matar homossexual", justifica Dino Alves.

INICIATIVA
O Movimento Basta de Ho­mofobia garante que novos passos estão iniciando a partir do ato criminoso que acontecera com a drag queen. Dino Alves diz que iniciará uma campanha para que os casais gays andem de mãos dadas em locais públicos. Para abrir ainda mais os olhos da população com relação a homofobia, Alves sustenta que os gays que tiverem seus parceiros e parceiras se beijem para que todos possam ver que eles lutam por seus direitos.
"Como os negros e as mulheres conseguiram avançar na sociedade? Eles lutaram e protestaram. Assim será com os gays. Vamos apoiar a causa, andar de mãos dadas, beijar os parceiros. Só assim, a população vai ver que nos existimos", avalia.

[Violência chacina] NDADOS. Dois adultos e um adolescente podem ser presos a qualquer momento acusados em crime. Chacina do Benedito Bentes tem reviravolta. Polícia Civil faz novas investigações sobre caso.

OLIVEIRA, Bleine.

 MANDADOS. Dois adultos e um adolescente podem ser presos a qualquer momento acusados em crime. Chacina do Benedito Bentes tem reviravolta. Polícia Civil faz novas investigações sobre caso.

GAZETA DE ALAGOAS. Maceió, 09 out. 2012, p.14

Dois adultos e um ado­lescente podem ser presos ainda esta semana, acusa­dos pelo assassinato de quatro jovens, crime praticado em agosto de 2010, e que ficou conhecido como chacina do Benedito Ben­tes. Ontem, о delegado de Homicídios, Cícero Lima, confirmou que pediu a prisão dos dois adultos e a apreensão do menor, mas não revelou os nomes dos acusados, alegando que a divulgação pode prejudicar a operação que está sendo montada para cumprimento dos mandados de prisão.
Sob о mesmo argumento, Cícero Lima não quis falar sobre a motivação para as mortes. "São pessoas envolvidas com a criminalidade, do tráfico de drogas a homicídios", disse о delegado, revelando que espera receber hoje a ordem judicial para prender os três acusados. Ele presidiu a comissão espe­cial criada para investigar о assassinato dos quatro jovens, depois que о Ministério Público Estadual (MPE) questionou о primeiro inquérito sobre os crimes.
Os jovens Ricardo da Silva, 24; Bruno Mendes da Silva, 15; Diego Henrique da Silva Galvão, 15 e Lucas Barbosa, 14, moravam no Conjunto Cidade Sorriso, região do Benedi­to Bentes, parte alta de Maceió. Seus corpos foram achados numa área de mata do Loteamento Monte Verde. Segundo familiares, as vítimas saíram de casa dizendo que iam cortar madeira para ven­der.
Os corpos estavam emparelhados um ao lado do outro, todos com tiros na cabeça, о que, segundo a polícia, caracterizou execução. As investigações mostraram que os jovens não tinham envolvimento com nenhum tipo de delito. Na época titular da Delegacia de Homicídios, a delegada Rebeca Cordeiro conduziu a investigação.
Foram apontados como responsáveis pela chacina о capitão PM Paulo Eugênio Freitas Santos, о cabo PM Cícero Nascimento dos Santos, Jaime José de Li­ma, que seria dono de uma empresa de segurança particular, Leonardo Francisco da Silva, 24, о 'Léo', e Eliberto Marcelino da Silva, 28, о 'Beto'.
O inquérito foi encaminhado ao Ministério Públi­co Estadual sem apresentar comprovação material ou testemunhal da culpabilidade dos acusados. Por ação do promotor Flávio Gomes da Costa, о MPE determinou novas investi­gações. A Polícia Civil então indicou a delegada Sheila Carvalho, cujo trabalho concluiu que os dois militares não tinham en­volvimento com as mortes.
Agora, a comissão espe­cial formada pelos delegados Cícero Lima, Marcos Lins Machado e Antônio Edson apresenta outros culpados pela barbaridade cometida contra os quatro jovens. "Assumimos о caso há cerca de um mês. Temos о relato audiovisual de uma testemunha que É esclarecedor. Por isso pedimos as prisões", disse Cí­cero Lima.

[Violência monitoramento] O JORNAL. Maceió vigiada

O JORNAL. Maceió vigiada. O JORNAL. Maceió, 10 out. 2012, p.6.

Se depender do sistema de monitoramento por câmeras, a cidade de Maceió se transformará nos próximos dias - proporcionalmente - na mais bem vigiada do País. O governo do Estado anunciou a instalação de 70 câmeras e о Município, 150. Ou seja, serão 220 "olhos de vidros" que não piscam enquanto trabalham.
As câmeras de investimentos com recursos estaduais são destinadas exclusivamente para о monitoramento de áreas consideradas de grande incidência da violência. As outras são para auxiliar no trânsito. Pontos de congestionamentos serão detectados de forma rápida a partir da utilização do sistema.
No entanto, como são monitoradas em tempo real, as câmeras terão papel preponderante no combate à violência. Ainda não se falou da integração entre о sistema instalado pela SDS [Secretaria de Defesa Social] e SMTT [Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito]. No entanto, a integração parece possível de ocorrer, até pela necessidade.
Mas о noticiário tem mostrado que os bandidos não se intimidam com a instalação de câmeras nos locais onde eles vão atacar.
Em muitos casos, eles até fazem caras e bocas para о equipamento instalado nos bancos e as imagens ficam gravadas.
Necessariamente, as imagens são de grande importância para as investigações. Mas não tem essa eficiência no sentido de prevenir о crime. Certamente, funcionando, as câmeras dão ao cidadão a sensação de segurança. Que isso não tenha о efeito contrário. Ou seja, о cidadão relaxa, baixa a guarda confiando na eficiência da câmera e acaba sendo atacado pelo bandido, com "direito a gravação e tudo".
A proposta de encher Maceió de câme­ras e interessante do ponto de vista da segu­rança, mas requer outras ações posteriores. No caso específico da Polícia Militar, não adianta a cidade ter um equipamento desses em cada esquina e não ter efetivo para acionar no momento do flagra de um crime.
Nesse caso, о sentimento de frustração pelos que representam os organismos de segurança pública será maior que о que existe hoje, A proposta do videomonitoramento é excelente e promete ajudar no combate a criminalidade, mas ela não fica só numa peça de vidro com gravação.

[Violência] MARQUES. CHACINA. Testemunha teria apresentado informações esclarecedoras a delegado. Novos suspeitos devem ser presos

MARQUES, Maikel. CHACINA. Testemunha teria apresentado informações esclarecedoras a delegado. Novos suspeitos devem ser presos. GAZETA DE ALAGOAS. Maceió, 10 out. 2012, p. 16.

A Polícia Civil de Alagoas não tinha confirmado, até ontem à noite, a prisão de nenhum dos novos sus­peitos de envolvimento na morte de um adulto e três adolescentes, que foram executados no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, em agosto de 2010.
Mais de dois anos depois da "Chacina do Bene­dito Bentes", ainda não há definição de autoria intelectual ou material para о crime, que chocou a população alagoana pelo requinte de crueldade com que foi praticado.
Ricardo da Silva (24), Bruno Mendes da Silva (15), Diego Henrique da Silva Galvão (15) e Lucas Barbosa (14) foram achados mortos numa área do Loteamento Monte Verde. Os corpos estavam um ao lado do outro, todos com tiros na cabeça.
"Pelo que ouvi do dele­gado, alguns dias atrás, о crime não teria sido prati­cado pelas pessoas apontadas, na época, pela investigação policial", explicou ontem, à Gazeta de Alagoas, о promotor de Justiça Marcus Mousinho, que acompanha о caso desde aquela época.
"Amanhã (hoje), devemos ter alguma novidade. Vou me reunir mais uma vez com о delegado (Cíce­ro Lima) responsável pela investigação do caso para colher novidades", complementou о fiscal da lei.
A Gazeta tentou, mas sem êxito, contato telefônico com о delegado Cíce­ro Lima, ontem à tarde. A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que ele só se pronuncia sobre о caso "depois das prisões" dos novos acusados.
Na época do crime, então investigado pela delegada Rebeca Cordeiro, fo­ram apontados como responsáveis pela chacina um capitão e um cabo da Polícia Militar, о proprietário de uma empresa de segurança particular, além de outro cidadão.
O inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) sem autoria conhecida, razão pela qual о promotor Flávio Gomes da Costa determinou à Polícia Civil novas investigações. A delegada Sheila Carvalho assumiu о caso e, depois de novas diligências, chegou a conclusão de que os acusados não tinham qualquer relação com a chacina.

COMISSÂO ESPECIAL
Em mais uma tentativa de elucidar о crime, a cúpula da Polícia Civil designou os delegados Cícero Lima, Marcos Lins Machado e Antônio Edson para tentar identificar os autores do bárbaro assassinato. Eles assumiram о caso há menos de um mês.
Diante do relato audiovisual que Cícero Lima diz ter de uma testemunha – esta teria apresentado informações esclarecedora –, a expectativa é que o juiz Jonh Silas, titular da 8ª Vara Criminal da Capital, decrete a prisão de novos suspeitos, atendendo uma solicitação policial.

[Violência contra a mulher] PRESO. Agricultor joga óleo quente em esposa.

I.T.
PRESO. Agricultor joga óleo quente em esposa.
O JORNAL. Maceió, 10 out. 2012, p. 17.

Um homem foi preso após ter jogado óleo quente na esposa, na madrugada de ontem, na zona rural de Traipu. O agricultor Mailson Farias dos Santos, de 27 anos, ainda tentou fugir, mas desistiu e se entregou a polícia.
A vítima, Rosilda Rufino Farias, de 26 anos procurou о Grupamento de Polícia Militar de Traipu, na madrugada de ontem, dizendo que seu marido havia jogado óleo quente nela após um desentendimento.
Os policiais foram até a residência do casal, localizada no Sítio Camurupim, zona rural do município. Ao perceber a presença da polícia, о acusado resolveu fugir em direção а uma mata nas proximidades da casa.
Entretanto, Maison Farias acabou desistindo, voltou e se entregou a polícia. Com о acusado, os policiais encontraram uma espingarda soca tempero. Mailson foi preso por porte ilegal e enquadrado na Lei Maria da Penha.

[Violência contra Gay] FERRO, Iracema. Militantes protestam contra homofobia. Carlos Eduardo, 19 anos, foi atingido por quatro tiros na madrugada de sábado num posto de combustíveis.

FERRO, Iracema.

 ATENTADO. Militantes protestam contra homofobia. Carlos Eduardo, 19 anos, foi atingido por quatro tiros na madrugada de sábado num posto de combustíveis.

 O JORNAL. Maceió, 16 out. 2012, p. 10


O atentado contra о homossexual Carlos Eduardo, 19 anos, gerou um protesto no centro da cidade na manhã do ontem. Representantes do Movimento LGBT fizeram um ato público e lançaram um movimento permanente intitulado "Basta de Homofobia".

Carlos Eduardo, também conhecido como a 'drag queen' Larissa Voguel foi atingido, na madrugada do último sábado, por quatro tiros disparados por um jovem não identificado que fugiu do local. A tentativa de assassi­nato aconteceu num posto de combustíveis no bairro da Ponta Grossa. O crime teria sido causado por homofobia.

A vítima foi levada para о Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por cirurgia para retirada da bala na mão e liberado na manhã de ontem, mesmo com balas alojadas na perna e nas nádegas.

Segundo о presidente do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), Dino Alves, о objetivo é abrir os olhos da sociedade sobre a diversidade sexual e pedir as autoridades que investiguem os casos e punam exemplarmente os acusados de casos de homofobia.

Entre as ações propostas pelo movimento está a divulgação do Disque 100, о telefone gratuito do governo federal para denunciar casos de violência; cobrar das autoridades a instalação do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Pública LGBT, que existe desde 2010, mas não foi formalizado nem começou a atuar porque não foi publicado no Diário Oficial; além de estimular os homossexuais a andar de mãos dadas com seus parceiros e fazer manifestações públicas de carinho (como beijos na boca e abraços) nas ruas, praias, comércio e shoppings centers.

Dino lembra que no caso específico do atentado contra Carlos Eduardo о jovem não estava se prostituindo, brigando ou se expondo a vulnerabilidade. "Ele foi comprar refrigerante acompanhado do namorado. A família sabe que ele e gay e о apoia, о namorado é aceito por todos. Ele não se expôs, mas foi vítima de 10 disparos só porque é gay".

ACOMPANHAMENTO

O caso já está sendo acompanhado pelo Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos, que é ligado a Secretaria Estadual de Direitos Humanos. Segundo a gerente de políticas públicas do Centro, Mônica Carvalho, os heterossexuais também têm sido vítimas da violência.

Até a manhã de ontem о caso ainda não havia sido notificado pelas autoridades de Segurança Pública.

[Violência contra menor, Caso Tesoura] AIRAN, Breno. PELA МÃЕ. Bebê encontrado no lixo foi assassinado. Mulher confessou que matou о filho com golpes de tesoura logo após о parto.

AIRAN, Breno.

PELA МÃЕ. Bebê encontrado no lixo foi assassinado. Mulher confessou que matou о filho com golpes de tesoura logo após о parto.

 TRIBUNA INDEPENDENTE. Maceió, 11 out. 2012, p. 11

Uma catadora de lixo fazia seu trabalho habitual, na ma­nhã do dia 25 de setembro últi­mo, procurando por materiais que poderiam ser reciclados.

Em meio a plásticos, roupas velhas e chorume, um minúsculo amontoado de carne e osso. Um bebê.

O recém-nascido jogado no lixão de União dos Palmares havia sido 'descartado' por sua própria mãe, segundo a polícia.

"Em investigação, о delegado Valdeks Pereira e sua equipe de agentes descobriram que Aline da Silva Santos, de 22 anos, tinha sido a responsável por tal ato desumano.

No corpo da criança havia ainda marcas de perfurações, inclusive no pescoço.

Ao ser interrogada pelo delegado do caso, Aline contou que teve о bebê no banheiro de sua residência e logo depois о matou a tesouradas. Primeiro, ela cortou о cordão umbilical. Em seguida, desferiu um golpe certeiro na barriga de seu próprio filho e depois em seu pescoço.

Aline teria visto о bebê se mexer após о primeiro golpe, sinal de que ele tinha nascido aparentemente bem.

Sem delongas, a mãe pôs о corpo dentro de uma sacola plástica e о jogou no lixo no dia 24 de setembro.

Para Valdeks Pereira, Ali­ne disse que seus pais não sabiam da gravidez e que só fez о que fez para não ser expulsa de casa.

Aline teve a prisão preventiva decretada e será encaminhada para о Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió.

Ela estava detida na Delegacia de União, mas foi transferida para um local não revelado pela polícia com о objetivo de preservar a integridade física da acusada por conta da revolta da população.


[Violência contra mulher, caso Bárbara] AIRAN, Breno e SANTANA, Nigel. Otávio Cardoso frequentou festas após matar Bárbara. Operação em Murici, onde о acusado estaria escondido, prendeu dois ontem.

AIRAN, Breno e SANTANA, Nigel.

Otávio Cardoso frequentou festas após matar Bárbara. Operação em Murici, onde о acusado estaria escondido, prendeu dois ontem.

TRIBUNA INDEPENDENTE. Maceió, 11 out. 2012, p. 12.


A Polícia Civil cumpriu ontem mandados de busca e apreensão em propriedades rurais da cidade de Murici, a 28 quilômetros de Maceió, onde estaria escondi­do о jovem acusado de sequestrar e matar a estudante Bár­bara Regina Gomes da Silva, de 21 anos. Otávio Cardoso da Silva Neto, 25 anos, foi denunciado por moradores da ci­dade que о teriam visto por lá, frequentando festas, mesmo após ser considerado foragido da Justiça, como revela a foto obtida com exclusividade pelo portal Tribuna Hoje e jornal Tribuna   Independente.

Nesse evento, Otávio Car­doso – que é natural de Muri­ci - andava tranquilamente e até se divertia. Ao fim da festa ninguém mais soube do paradeiro do suspeito de ter acabado com a vida de Bárbara Regina.
No entanto, Otávio não foi detido desta vez. Em operação conjunta entre equipes da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Воре) e Tático Integrado de Grupamento de Resgates Especiais (Tigre), foram presos dois suspeitos em fazendas naquele município.

Valter Almeida, que é primo do acusado, foi detido por porte ilegal de arma e autuado em flagrante na Delegacia de Murici. Equipes da Deic ainda о levaram para prestar esclarecimentos em Maceió. A Polícia Civil não revelou a identidade da outra pessoa que fora presa na manhã de ontem.

A polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreen­são expedidos pela 10ª Vara Criminal da Capital, na zona rural daquela cidade, onde diversas casas foram vistoriadas.

O delegado do caso, An­tônio Nunes, da Seção Antissequestro da Deic, afirmou a imprensa que houve uma denúncia de que Otávio Cardoso estaria em Murici e pediu que a população continue ajudando ligado para о 181 (Disque Denuncia).

Contudo, os dois suspeitos pegos não tem envolvimento no caso em questão. Eles responderão na Justiça apenas pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

"Deita vez, não conseguimos localizar Otávio. Cumprimos os cinco mandados de busca e apreensão nas fazendas da área rural do municí­pio e conseguimos prender duas pessoas, com armas ilegais, sendo uma delas, primo de Otávio", esclareceu о dele­gado, em nota divulgada no site da Polícia Civil.

Acusado se deixou fotografar em uma das festas a que compareceu em Mu-ici, ja estando foragido