quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

[HISTÓRIA: RELIGIÃO: IGREJA LUTERANA] ANTUNES, Márlon Hüther. Igreja Luterana – um marco na história do Cristianismo






Esta matéria foi publicada no tablóide Contexto do jornal Tribuna Independente, Maceió, na edição de  30  de Outubro de 2011




Um pequeno bilhete sobre a liberdade religiosa



            A formação de uma consciência social e especialmente a montagem da ciência social, passa pela reforma como um de seus marcos centrais, na medida em que Lutero desabilita a posse do conhecimento das mãos oficiais e habilita uma investigação pessoal dos fundamentos da verdade. Passa tempo, segundo entendemos,  para que dois acontecimentos de monta apareçam  somando seus efeitos na construção do atual: a revolução francesa e a industrial. Conhecer Lutero é básico pelos fundamentos históricos e políticos que ele representa. A reforma lançou a busca da verdade fora dos padrões oficiais de controle; a revolução francesa mostrou que a organização política da sociedade cabe ao povo e não a um direito sagrado de transmissão do poder;  a revolução industrial criou a figura  política  do operário.         

            Portanto, jamais se poderá ignorar a marca histórica que foi a iniciação da reforma e da Igreja que diretamente evoluiu em parte da tradição germânica. É incrível ver o tempo entre Lutero e a Igreja Luterana em Alagoas. Ela existe e é recente, mesmo para os padrões de encontro de Alagoas com o protestantismo  que começou a ser desenhado pelos finais do século XIX.

Contexto acha que o protestantismo  em Alagoas deve estar publicamente visível em nossa história, pelo lugar que desempenha. Vamos ler um pouco sobre a Igreja Luterana. 

Contexto agradece à Congregação Cristo Redentor pela fidalguia do diálogo



Luiz Sávio de Almeida









"Hier stehe ich. Ich kann nicht anders".

(Aqui estou. Não posso renunciar).



Lutero



Há 494 anos, no dia 31 de Outubro de 1517, a Igreja Cristã passava por um marco em sua historia. O que acontecia ali mudaria todo o conceito de fé, salvação e igreja. Influenciando Estado, economia, e até mesmo a educação. O mundo nunca mais seria o mesmo!
Este marco na história conhecido como a Reforma Protestante, teve como principal agente, o doutor em Teologia Martinho Lutero. Ele, ex-padre católico que viveu na idade média (1483 –1546) e que inconformado com a prática abusiva adotada pela Igreja de sua época, resolveu defender os princípios bíblicos fundamentais da igreja cristã, combatendo assim, um longo período de escravidão, corrupção e inanição - em nome da fé. As bases da Reforma não eram novas, antes, eram as verdades eternas de Deus, como reveladas na Bíblia.
            Tudo começou quando Lutero, preocupado com a salvação eterna, descobriu que havia representantes da igreja (católica) negociando supostas cartas de perdão dos pecados por dinheiro, chamadas “indulgências”. Convicto de que isso era abuso de clérigos corruptos, Lutero escreveu um manifesto com 95 afirmações (teses) contra a venda de perdão, e o pregou na porta da igreja do Castelo de Wittenberg (Alemanha), no dia 31 de outubro de 1517. Esta data passou a ser considerada o Dia da Reforma. Nestas afirmações Lutero procurou mostrar que Deus perdoa de graça a quem crê em Jesus Cristo, e que ninguém pode comprar o perdão de Deus ou conquistá-lo por méritos ou esforços próprios.
            A causa última da Reforma não foi o comércio de indulgências, e sim, o tamanho do abuso com as coisas sagradas. A pergunta fundamental que Lutero se fazia era: “Qual a autoridade suprema em assuntos de religião e consciência?” O exame da matéria, à luz dos ensinamentos divinos, devia provocar - como de fato provocou - a restauração da igreja na sua pureza primitiva. 
            As obras de penitência representavam a base das indulgências, como as orações, jejuns, esmolas e outras, que podiam ser substituídas pelo pagamento de determinadas somas em dinheiro. Esta era uma forma de barganhar com Deus e de manipular as pessoas. A Igreja, cristianismo, precisam de reforma!
Para o reformador, Deus nos aceita como justos somente quando nos arrependemos de nossos pecados, cremos e confiamos em Jesus Cristo. “Justificados pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo(Romanos 3.20). E esta fé sim, leva necessária e espontaneamente a produzir boas ações, assim como a árvore saudável produz bons frutos. O ensino adotado pela igreja da época era justamente o oposto: através das virtudes e boas obras as pessoas conquistavam a graça de Deus por merecimento, deixando de confiar na obra de Jesus e passando a confiar em suas próprias obras; atitude totalmente oposta descrita na Epístola aos Efésios: Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la” (Efésios 2.8,9).
            Em conseqüência disso, Lutero recebeu uma ordem do Papa exigindo que se retratasse de suas afirmações, fato que comprovava que o próprio Papa estava por trás desses abusos. E, diante de sua recusa, foi excomungado. Sua intenção não era fundar uma nova Igreja, mas sim, uma reforma na Igreja que ele amava. Mas não lhe restou alternativa, a não ser defender e anunciar a Palavra de Deus sob o principio da obra de Deus em Jesus Cristo. Estas verdades receberam grande adesão de lideranças e do povo em geral que estavam cansados de tamanha exploração e ansiavam por reformas. Estas pessoas, mesmo contra vontade de Martinho Lutero, passaram a se identificar e serem chamadas de “Luteranos” ou protestantes.
            As influencias mais significativas de Lutero foram:
            1- Traduziu a Bíblia para a língua do povo para a edificação de sua fé. Defendeu que a Bíblia é suficiente e completa como fonte de doutrina, norma de fé e vida. Decretos papais, instrução em lendas e tradições só afastavam as pessoas da verdade divina.
            2- Determinou que a pregação fosse na língua do povo, e não mais em latim.

            3- Incentivou a criação de escolas para que todos pudessem aprender a ler e escrever. Sua orientação era que ao lado de cada igreja existisse uma escola.
4- Restaurou o Sacramento da Santa Ceia. Negar o vinho aos comungantes, conforme prática da Igreja Romana, significava um flagrante desrespeito ao testamento de Jesus Cristo. Jesus expressamente acentuou: “Bebei dele todos” (Mateus 26.27).
5- Defendeu o direito de cada paróquia ou congregação chamar ou demitir seus pastores, em assembléia geral, favorecendo o processo democrático na Igreja.
 6- Combateu a prática da oração aos santos e à Maria, por ser Cristo o único intermediário entre Deus e os seres humanos, conforme a Bíblia em 1ª Timóteo 2.5. Os santos ou cristãos consagrados devem ser bom exemplo de fé para seguir, tendo sua memória preservada, mas não ser colocados na posição de intermediários entre nós e Deus.
7- Valorizou o trabalho do cristão na sociedade. Tanto o trabalho profissional, como a busca de soluções para os problemas sociais, é trabalho que agrada a Deus, pois serve ao próximo.
8- Fez divisão entre Igreja e Estado, defendendo um Estado laico. Ou seja, administrado pelo povo e não pela igreja.
           
            Em virtude dos seus múltiplos dons e sua produção teológica, Lutero recebeu destaque na revista americana Life que efetuou uma pesquisa a respeito de personagens que marcaram o milênio (1001-2000). Levou-se em consideração quantas pessoas um determinado acontecimento afetou e que diferença fez na vida cotidiana delas. Os resultados da pesquisa de vinte jornalistas e de especialistas em quase todas as áreas do conhecimento, foram publicados no Brasil pela revista Veja, Edição Especial do Milênio (12/2001): Em primeiro lugar Johann Guttenberg, que se destacou com a impressão da Bíblia; em segundo lugar Cristóvão Colombo, que abriu as portas para que o mundo se transformasse numa aldeia global; em terceiro lugar Martinho Lutero, pela sua contribuição a toda sociedade através do movimento da Reforma.
Segundo a Revista Escola (edição 022, 2008) Martinho Lutero é “o autor do conceito de educação útil” que vendo a realidade abusiva e de abandono do sistema educacional na Idade Média, sugeriu uma concepção de educação que visasse à formação de um ser humano integral. Para ele a educação em primeiro plano, é tarefa dos pais, mas compromisso principal e fundamental das autoridades em todos os níveis, sendo necessária uma estrutura social que garantisse esse acesso indistintamente para todas elas, com gente especializada e mantida comunitariamente, tarefa do Estado. Além do mais combateu a educação repressiva, introduziu o lúdico na aprendizagem e lutou por boas bibliotecas.


Verdades preservadas integralmente no Brasil, depois de quase 500 anos da Reforma



            No Brasil existem duas grandes Igrejas Luteranas: a IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil) e a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), que juntas somam quase milhão de fiéis. A diferença entre ambas está mais na origem das missões que vieram ao Brasil, a primeira é americana e a segunda alemã. Há alguns pontos de divergência, no geral a IELB é um tanto mais confessional ou fiel aos fundamentos da Reforma. A IECLB por ser uma missão alemã acabou tendo influencias do liberalismo no cristianismo europeu ocorridos no inicio do século XIX.
Embora a IELB, seja em números de fiéis menor, está presente em todos os Estados Brasileiros, inclusive aqui em Maceió, onde todos os luteranos oriundos de outras cidades são recebidos e acolhidos.



A Igreja Luterana (IELB) no Brasil



No início do século XX, a pedido de alguns cristãos luteranos, a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri, dos Estados Unidos, enviou ao Brasil o pastor Christian J. Broders que fundou, no dia 1º de junho de 1900, a Comunidade Evangélica Luterana São João, em São Pedro, RS. Em 24 de junho de 1904, foi fundada, em São Pedro do Sul, RS, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil - IELB.
Hoje a IELB conta com mais de 800 pastores e aproximadamente 240 mil membros. Tem pastores missionários também na Europa, Américas e África.  No trabalho missionário conta com o apoio da “Hora Luterana”, que produz programas de rádio, material de aconselhamento e cursos bíblicos (www.horaluterana.org.br).
            A formação de todos os pastores da IELB tem duração de seis anos: Quatro anos de bacharel em Teologia em convênio com a Universidade Luterana do Brasil com sede em Canoas, RS, e em tempo integral, como especialização em ministério pastoral, no Seminário Concórdia de São Leopoldo, RS.
           
            A IELB se organiza de seguinte forma:
A Congregação é a comunidade local. Existem 1447 congregações em todo Brasil, todas tem uma diretoria que executa as decisões da Assembléia dos Membros Votantes;.
A Paróquia é a união de várias congregações, quando as mesmas têm o mesmo pastor. O número de paróquias é 508 no Brasil.

          O Distrito é a união de várias paróquias, geralmente formada de quatro a dez paróquias. Há um pastor que é eleito Conselheiro Distrital, com o mandato de 4 anos e um líder leigo, tendo ambos como função representar o Distrito e visitar as paróquias e eventualmente resolver conflitos para o bom andamento geral. Hoje existem 55 Distritos na IELB.  
A organização nacional da IELB se dá da seguinte forma:
Uma Diretoria Nacional é eleita por 4 anos pela Convenção Nacional, como um órgão executivo.
A Convenção Nacional realiza-se de quatro em quatro anos. Participam todos os pastores ativos (com chamado), sendo que somente um pastor e um representante leigo por paróquia têm direito a voto. Aqui são decididas questões administrativas da igreja.
O Conselho Diretor normalmente reúne-se uma vez por ano. É composto por todos os conselheiros distritais e os líderes leigos distritais. É um órgão executivo, no sentido que está subordinado a Convenção Nacional, entretanto tem poderes deliberativos em diversas situações.
            Dentro da IELB existem ainda organizações auxiliares, como a Juventude Evangélica Luterana do Brasil, a Liga de Servas Luteranas do Brasil e  a Liga de Leigos Luteranos do Brasil, além de 20 Associações de Entidades Sociais, instituições que trabalham especialmente com crianças, doentes, idosos e deficientes auditivos, 60 Escolas, 2 Faculdades e 1 Universidade. Possui ainda uma Editora, que produz literatura (livros, devocionários, Cds, etc.) e material evangelístico para a igreja .
           

A Igreja Luterana e Maceió















Em Maceió, a Igreja Luterana está presente há 30 anos através da Congregação “Cristo Redentor” localizada no centro. ainda atividades no bairro Acauã e Clima Bom, sempre sob o fundamento de levar o maior tesouro que temos em mãos para a maior necessidade humana: Perdão, reconciliação e salvação através da obra de Jesus.
O trabalho da Igreja Luterana na capital alagoana iniciou em Agosto de 1981, com a chegada do recém formado, Pastor João Carlos Tomm. Como característica muito significativa adotada pela IELB, o Pastor Tomm, que ficou 11 anos em Maceió, veio atender famílias que já eram membros da Igreja Luterana em outras cidades, família Simões oriunda de Recife e a Sra. Nair Gzrelak de São Paulo; além de ouvintes do extinto programa de rádio chamado “Hora Luterana, a voz da cruz”, que era transmitido pela Rádio Palmares - há um forte desejo em restabelecer este programa e atingir mais pessoas com a clara exposição do Evangelho.









O primeiro local de cultos (sede) da Igreja Luterana em Maceió  foi numa casa alugada na Rua Artur Jucá, 87 no Centro. O Pastor Tomm atendia famílias luteranas em Maceió, na Cerâmica Sacramento (Passo do Camaragibe) e até 1983 em Aracaju, dificuldade que somadas à falta de recursos financeiros e humanos, adaptação com a nova cultura, assaltos que sofreu, grande sincretismo religioso e analfabetismo, tornaram-se os maiores empecilhos desde o início da missão.
Com a saída deste Pastor em 1992, a igreja passou por uma sucessão de obreiros (Wando Wolf, Odil Sontag, Leandro Hübner), que permaneceram menos de 2 anos cada, por dificuldades de adaptação cultural, intercalados por períodos de vacância, o que enfraqueceu e muito o trabalho. Entre 1999 e 2005 o Pastor Waldyr Hoffmann pastoreou. A partir daí, após alguns meses de permanecia do Pastor Luis Cláudio Viana da Silva - devido problemas de saúde de sua esposa - o Pastor Márlon Hüther Antunes assumiu o trabalho e tem coordenado as atividades.
Assim como há 100 anos a missão no Brasil estava voltada a atender os descendentes alemães, em sua maioria no sul do Brasil, a grande maioria dos pastores tem descendência alemã e são oriundos do sul, onde está concentrada a maioria absoluta de luteranos. Este é perfil vem mudando nas últimas décadas, o lema da IELB favorece esta idéia: Cristo para todos. Em Alagoas há 30 anos o foco inicial foi atender luteranos que migraram para cá, todos os pastores eram do sul ou sudeste, o que dificultou ainda mais a missão. Hoje metade dos membros são alagoanos e a outra oriundos de outros estados. Nestes 30 anos, o período de maior crescimento ocorreu nos três períodos onde se estabeleceram por mais tempo os pastores, criando mais vínculos, raízes, aculturando-se melhor, facilitando assim, a continuidade de projetos evangelísticos e mais contatos.

Hoje existe em Maceió um pouco mais de uma centena de fiéis, que freqüentam os três locais de culto. As famílias luteranas estão espalhas nas mais diferentes regiões da cidade e pertencem as mais diferentes classes sociais e intelectuais - a maior concentração, porém, se dá no Bairro Tabuleiro dos Martins. Por ser uma igreja pequena, geograficamente espalhada, com apenas um obreiro e por ter como uma de suas características um trabalho e contato bem pessoal, pastoral e direto, a Igreja tem encontrado muitas dificuldades ao longo do tempo em fazer sua missão, tanto no campo evangelístico, como social. Porém, nunca perdeu este foco.










 Por ser uma Igreja tradicional e que não dá ênfase à apelação financeira e emocional - como as igrejas evangélicas no geral, são conhecidas e pré-julgadas atualmente - nos esforçamos ao máximo para manter nosso objetivo, afinal as únicas verbas que recebemos de fora são para pequenos projetos especiais. Os recursos para os desafios da Igreja, de caráter social e missionário, provêm das ofertas regulares e espontâneas que cada membro dá conforme suas possibilidades financeiras. Por isso, a Igreja Luterana não cobra pelos serviços que presta, como batismos, casamentos, sepultamentos, visitas aos doentes ou outros atendimentos pastorais.
O trabalho social desenvolvido atende especialmente necessidades internas (cesta-básica, medicamentos, etc), mas em momentos especiais o grupo de ação social da Igreja se une para agir (como no caso do atendimento às vítimas das enchentes em 2010), temos concluído um projeto de capelania hospitalar, sem local para desenvolvê-lo no momento – organizados pelo Pastor, uma Psicóloga e uma Assistente Social da Congregação. Entendemos que o ser humano é um indivíduo integral em todas as suas dimensões e peculiaridades de ordem bio-psicossocial e espiritual.
A Igreja Luterana não faz diferenciação entre as diversas etnias que se encontram na cidade, na região e no país, “porque para Deus não há acepção de pessoas” (Romanos 2.11). Respeitamos a cultura e história de cada uma, temos como meta compartilhar com as pessoas a certeza da vida eterna em Jesus Cristo integrá-las como membros da família de Deus, fortalecê-las e equipá-las para servirem com suas vidas – tempo, dons e bens – a fim de glorificar a Deus.
Nas Congregações luteranas somos uma família, um grupo amigável, pessoas que descobriram a alegria da vida cristã. Procuramos ajudar-nos uns aos outros. Reunimo-nos para dividir as dificuldades e multiplicar as alegrias. Cremos que no culto Deus nos serve com sua Palavra, o Perdão, os Sacramentos (Batismo e Santa Ceia) e a Benção; nós servimos a Deus na adoração, no louvor, na oração de gratidão pelas bênçãos da semana, pela comunhão com os irmãos e convidados.A Igreja Luterana admite crianças e adultos ao Batismo. A regra é o Batismo de crianças. Além do mais oferece aconselhamento para casamentos em dificuldade, bem como a bênção divina para aqueles que fracassaram no casamento e querem estabelecer um novo relacionamento matrimonial.




Na Igreja Luterana ninguém é sobrecarregado com proibições, mas é livre para, à luz da Palavra de Deus, tomar suas decisões para que glorifiquem a Deus e beneficiem o próximo.
As principais atividades fixas são:
- Centro (Rua Emanoel Pedro  de Farias Costa, 4 – antiga Gazeta de Alagoas) Culto no 1º Domingo do mês as 9h e 2º, 3º,4º,5º  Sábado as 18h; 1ª sexta feira do mês, 19h encontro do grupo Masculino, estudos mensais em grupos familiares distribuídos por bairros e encontros com jovens nos domingos a tarde.
- Clima Bom (Rua Walter Gomes, 52C) Culto Domingo as 8h e Estudo bíblico Quarta-feira as 19h.
- Acauã no Bairro Acauã (Avenida Tancredo de A. Neves – Lot, Qd A – 01) Culto Domingo as 10h e Estudo bíblico Quinta-feira as 19h.























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