Esta matéria foi publicada no tablóide Contexto, Jornal Tribuna Independente, Maceió, 25 de setembro de 2011
Um
bilhete sobre as grotas do Jacitinho
Luiz Sávio de Almeida
e
Viviane Rodrigues
Viviane Rodrigues |
A evidência das grotas em Maceió
decorre da ocupação desordenada de áreas hoje consideradas de periferia, a partir do
processo de urbanização que foi iniciado na década de sessenta do século
passado. As causas desse processo são muito bem conhecidas e decorrem da
ancoragem da pobreza tanto gerada urbanamente, como transferida do campo pelos
impasses da estruturara fundiária e organização da produção agrária.
A periferia urbana de Maceió não pode ser considerada como algo homogêneo; ela mesma tem desníveis internos de renda muito fortes, como se pode verificar, inclusive, no Jacintinho. Para tanto, basta notar a diferença das construções que estão feitas nas vizinhanças da praça nova, a que chamam de Mirante. São residências que se assemelham às que se encontram edificadas na Pitanguinha, havendo, portanto, uma paisagem distante do grosso do Jacintinho, um bairro que se derivou, justamente, da opção pobre para residência.
O Jacintinho – no que vamos chamar
de sua parte chã –, não é homogêneo, sendo possível identificar diversas
porções territoriais, cada uma com suas características próprias. Uma das
divisões é vista nas partes do mercado e da feirinha, com um forte comércio, a
estrutura de serviços que serve ao bairro e, inclusive, os prédios dos
supermercados que são considerados grandes e que vivem ao lado dos chamados
mercadinhos que vieram para substituir as antigas bodegas.
As bodegas foram lançadas para as
ruas transversais, justamente as que levam às regiões mais pobres do bairro e,
inclusive, tendem a manter a antiga imagem do balcão, o papel tosco, a lingüiça pendurada, a venda
da quarta de charque, o pão, o refrigerante que tem sua história representada
no Guarina que parece vir da Paraíba. São estabelecimentos que ainda mantém a
caderneta para pagamento no final do mês, a mãe mandando o menino ir buscar as
precisões.
Super, hipo e feirantes fazem um
grande contexto de comércio que vara o bairro, sobretudo a partir do viaduto em
direção ao Barro Duro; a feirinha, praticamente, faz a fronteira entre eles. Em
direção do viaduto para o Canal 5, o comércio diminui de intensidade, ficando
uma parte mais residencial. É nas proximidades do Canal 5, que fica a Grota da
Bananeira, uma de tantas que fazem o lugar, devendo, desde logo ficar claro,
que as grotas tendem a ser mais pobres do que a porção de cima e elas são hoje
em dia, praticamente, vistas, especialmente na crônica policial, como
destacadas do Jacintinho, como se estivesse sendo lançado um estigma sobre seus
moradores, a maioria pessoas absolutamente dignas.
Contexto traz hoje, duas figuras da
grota, contando parcelas de vida; são entrevistas realizadas com o intuito de
montar um grande painel da história do bairro e que os autores estão escrevendo
para livro a ser publicado pelo Museu Cultura Periférica.
GROTA DA BANANEIRA
a fala
de Benilda Lima dos Santos
Eu sou
alagoana, nascida em Maceió, 1957. Nasci na maternidade Sampaio Marques. Morei na
Rua João Ulisses Marques de traz do
cemitério São José até os meus nove anos. Minha madrasta morreu deixando três filhos
para criar, foi quando meu pai tinha uma casinha ali descendo aquelas duas
ladeiras do Jacintinho, antigamente a gente conhecia tudo ali como Aldeia do Índio,
porque não era muito civilizado, só tinha Grota: Pau D’arco, da Bananeira,
Reginaldo, fazíamos parte daquela região.
Fui morar
na Grota da Bananeira que o dono loteou o sítio e começou a vender os terrenos;
meu pai foi o primeiro morador. Lá o povo dizia que inha uma mula sem cabeça.
Eu tinha muito medo dele, era alto, magricelo, branco, com dois olhos enormes
bem azuis, era esquisito. Ele me dava bananas, muitas frutas, lá tinha de tudo,
chegava de supetão e dizia: Toma. Nunca o fitei nos olhos, tinha medo. Ele
morreu com mais de cem anos.
O sítio da
Grota da Bananeira, era toda aquela região ali do canal 5, atravessando o que
hoje é a Avenida Coronel Paranhos até o outro lado; descendo pela Rua
Jardineira e pela Rua Belém, encontra-se o Reginaldo; subindo encontra o Centro
Santo Antônio e as duas ladeiras que hoje são asfaltadas, antigamente não eram.
Ali onde
existe o Cepa Quilombo (Rua Santa Luzia) era uma lavanderia pública, onde nós
lavamos roupas. Ali próximo ao Mirante, onde hoje existem as apresentações do
folclore, era uma lavanderia pública. Tudo mundo lavava roupa porque não tinha
água encanada. Nós descíamos a grota, a gente chamava de “escorrega lá vai um”,
para comprar água perto do Buganvília e da Grota do Pau D´Arco. Tinha uma
cacimba com água boa, o cara ali fez muito dinheiro. Também tinha a caixa
d´agua, do Seu Manezinho, que abastecia o Jacintinho, quando quebrava uma peça
íamos buscar no Riacho Reginaldo ou descíamos para o Rego do Sapo.
Poucas eram
as casas que tinham energia, tinha várias casas que ainda usavam o candeeiro.
Os sítios que foram surgindo como a Grota da Bananeira depois foi urbanizada. Tinha
um matagal de jurubeba, palha do ouricuri e muita planta medicinal, onde
tirávamos para fazer vassoura, onde hoje é o Conjunto José Peixoto. Surgiu em
1967, foi o primeiro conjunto.
Em 1968 colocaram
o primeiro ônibus do Jacintinho da empresa Santa Maria. A estrada era de barro,
levantava um poeirão, no verão só Jesus tinha piedade, Santa Maria rodando e
meu Deus do céu. Só tinha um ônibus, mas foi a alegria do povo do Jacintinho.
Começamos a ter valor!
No canal 5
era um campo que não tinha nada de civilização, era um campo de jogar. O time
Palmeiras foi quem inaugurou ali. Antigamente a diversão que nós tínhamos na
época, 1967, 68, 70, era esse time chamado Palmeiras pra todas as mocinhas da
época ficar naquele campinho paquerando seus namorados, o meu como sou muito
católica, religiosa, saiu do nichozinho de Santo Antônio, numa das quermesses.
Conheci seu “bendito” Orlando aos 14 anos e tenho 40 anos de casamento.
Não
tínhamos igreja, era capelinha, depois com a vinda de padre Adriano e Silvestre
(já morreu) foi que o Jacintinho começou a ter um valorzinho. Esses padres eram
holandeses, chegaram ali na Vila Paroquial do Poço, na paróquia do Senhor do Bomfim,
mas assessorava a capela de Santo Antônio. Não sabíamos o que era comunidade,
nos ensinaram. Não sabíamos o que era uma festa, só tínhamos a Catedral, Igreja
do Livramento, Nossa Senhora das Graças, mas ainda existia aquela separação
entre a elite e os pés de chinelo. Os pés de chinelo não desciam para a elite,
e a elite que era Catedral, Senhor do Bomfim, Paróquia de Nossa Senhora das
Graças, de São José (Trapiche), não subiam para o Jacintinho. O Jacintinho era
conhecido como Aldeia do Índio porque dizem os antigos que viveram índios ali,
não alcancei essa época.
Com os
padres surgiu o projeto que hoje é a Igreja Nossa Senhora da Conceição, mas
antigamente eles construíram como Santo Antônio. Para mim eles trouxeram para o
Jacintinho a civilização e a esperança, as mocinhas da minha época aprenderam o
significado de comunidade e a ter responsabilidade. Fundamos o grupo jovem da
igreja: Eu, Marluce, Nadilma, Fernando, Joabson, Ademildes, Beto (falecido),
Antônio (falecido). Nós tivemos um avanço muito grande como pessoa, como
católicos, foi dali que a gente viu a presença mesmo da igreja, trouxeram umas
irmãs, tudo era para essa igreja. Eles construíram a Igreja de Santo Antônio. Em 1979 veio à construção do Centro
Comunitário Santo Antônio e a transformação da igreja em paróquia.
Em 1979
começaram os projetos de urbanização do Jacintinho. Para construir a pista foi
necessário demolir a lavanderia pública e várias casas, cortaram barreiras para
fazer a leste e oeste. Hoje temos uma avenida belíssima, e de um lado o Mirante
e do outro as casas. Asfaltaram e construíram a Avenida Coronel Paranhos.
O Jacintinho não tinha essa violência, ah não ser em época
de carnaval quando o bloco Caveira descia arrastando tudo e todas. Onde é a
sede do CEPA Quilombo (rua Santa Luzia) e o Mirante Cultural (no Mirante Kátia
Assunção) a gente conhecia como Engenho de Dentro. Lá tinha o bloco Caveira e a
Escola de Samba Treze de Maio (tradicional) - do pai da Sônia, depois ficou com
ela, agora com as irmãs. O que existia muito eram raparigas, raparigas tinha
muito, porque se perdiam com os “dondoquinhos”. Tinha a sede do Palmeiras que
era a famosa gandaia e no Triunfo ( no final da rua), antigas no tempo de
gandaia. Gandaia mesmo agora falo como o Sávio de Almeida, não incesta o sururu,
aprendi com ele a não ter papa na língua. Era o tempo da famosa gandaia de prostituição.
A sede do Palmeiras
ficava na travessa que dar para o Canal 5. O pai do Helcias (Coordenador pelo Centro de Educação Ambiental São
Bartolomeu – CEASB junto a Comunidade da Vila Emater II (antiga favela do
lixão), o finado
Biu, era sócio e abria a gandaia que era o divertimento das moças para dançar.
Lá você não podia cortar cavalheiro; eu dançava lá porque ia com um amigo-irmão
que dizia: “Você gosta tanto de dançar que vou te levar para a gandaia”, ai eu
dizia: “Filho da peste, vai me levar para a gandaia!”. Um dia papai me pegou,
levei uma pisa da “bouba” porque estava lá na gandaia dançando. Na rua Santa
Luzia tinha a gandaia JK, o Forró do Carrero próximo a Rua Triunfo, a Real na
Rua Floresta e a Pioneira na avenida
Coronel Paranhos.
A feirinha
surgiu já com a civilização, o bairro foi crescendo. Eles viram a necessidade das
pessoas venderem as frutas que tiravam dos seus sítios naquela pista, depois se
tornou um mercado. Hoje é um mercado. A gente comprava antes no mercado velho
(Levada). A mudança principal da minha época foi quando lotearam o sítio e
começou a se formar as ruas; cada um foi comprando seus lotes e fazendo suas
casas, que não tinha casa própria ficou beneficiado porque era barato comprar
os terrenos. A chegada do ônibus também foi muito importante. Vale ressaltar o
surgimento do Canal 5 que tinha o programa da D. Fernanda que era voltado para
a comunidade, escolhia meninas das escolas públicas para se apresentarem nele.
O fato mais triste para mim foi quando o Seu Calixto matou o
Afrânio, responsável pela caixa d´agua, por ter ciúmes da filha. O Seu Calixto também
“comeu” (estrupou) as três filhas. Esse fato não aconteceu na Grota da Bananeira,
mas causou comoção a todos. Na Grota não houve nada tão triste que me marcasse.
Naquele tempo não havia violência na grota, só sabão (as pessoas namoravam
muito).
O fato mais
alegre foi construírem a Igreja de Santo Antônio. Não houve nada na grota tão
feliz para falar. Era uma vida de dificuldade porque todos eram pobres, a maioria
lavava roupa de ganho, trabalhavam em casa de família, mas era tranquilo.
GROTA DA BANANEIRA
a fala José
dos Santos Eucalixto
Meu nome é
José dos Santos Eucalixto, tenho 68 anos e moro faz 37 anos na Grota da
Bananeira. Nasci em São Luiz do Maranhão, morei até os meus oitos anos de
idade. Minha mãe me teve de noite e no outro dia morreu, quando tinha oito anos
meu pai botou a peste de uma mulher dentro de casa que batia na gente. Tudo o
que a gente fazia, ela contava ao velho e a gente ia para o cacete, ai pensei:
“Não é assim”. Fugi de casa por causa da madrasta, até a data de hoje. Cheguei
a Alagoas debaixo de um caminhão, agora o motorista era um primo meu que vinha
para Maceió. Tinha muito irmão aqui, mas não procurei ninguém porque iam querer
me levar de volta e a surra seria dobrada.
Fui
trabalhar no Farol de jardineiro numa casa. Quando estava com 14 anos, a mulher
morreu, fiquei sozinho de novo. Comprei uma casa na Pitanguinha, com 14 anos já
tinha minha casa e uma mulher. A mulher foi embora e me deixou sozinho,
arranjei outra, vendi a casa da Pitanguinha e fui morar no Pilar, mas ela
adoeceu e perdeu o juízo. Passava uma semana boa e quatro meses doente, me
separei e vim morar aqui.
Cheguei
aqui com 31 anos, só tinha três casas com a minha. Quando a gente chegou aqui
só tinha capim, ai a primeira coisa que fiz foi um sítio de banana e de cana de
açúcar, também tinha uma horta de tomate, cebola, pimentão.
A gente
pegava água perto do Buganvília tinha um cacimbão lá, onde passa o Reginaldo.
Tinha o rapaz aqui, o Renato, quando não tinha a gente descia para o Riacho
Reginaldo ou para a Mangabeira (Riacho do Sapo). A água a gente se juntou,
fizemos um abaixo assinado e formos à Casal, que colocou água na primeira grota
e de lá para cá ficou de resolver e até hoje não botou. A gente se juntou,
compramos os canos e puxamos lá do cano mestre, mas pela Casal mesmo não tem, a
obrigação era eles trazerem o cano até aqui.
Primeiro veio à luz, a gente se juntou fez um abaixo assinado e a CEAL
veio. Antigamente era “gato”, gambiarra, a gente puxava lá de cima da pista.
Quando
chegava uma família, eu dava um terreno
se o cara fosse conhecido ou através de um que me pedia. As casas eram de
taipas, aqui ainda tem muita assim. Quem tinha dinheiro para pagar pedreiro,
pagava, quem não tinha a gente se juntava e construía a casa. A divisão das
ruas a gente foi fazendo. A maioria do povo veio do interior; trabalhavam de pedreiro e servente.
Quando vim
para cá, só passava dois ônibus por dia,
quem tinha dinheiro ia de ônibus que não tinha ia a pé. Tinha gente que tinha
medo de andar de ônibus porquê na ladeira de pedra aqui na Legião às vezes o
ônibus descia de ré. Antigamente a gente batia tudo de pé, era melhor, a gente
descia para ir tomar banho de rio de água doce por traz da Mapel, chamasse Rego
do Sapo. Esse rego de água podre que agora passa por ai era água doce, hoje é
que está uma carniça que não presta.
A gente
tinha que arrasta para o Pronto Socorro lá embaixo na Feirinha, ou para o que
ficava por de tráz da Santa Casa, em último caso o do Trapiche. Agora a saúde
está boa, porque tem posto por todo canto, aqui mesmo na Rua Jardineira tem um,
na Feirinha tem outro, na Pista Nova, na Maravilha que era aonde a gente ia,
mas agora está em reforma. No mercado tem outro bem antigo.
Tiveram
muitas mudanças aqui, a prefeitura calçou. Não tinha luz, a CEAL botou, não tinha água a Casal botou.
Para vista do que era hoje é bom. Aqui não tem associação de moradores, mas tem
uma patota, os mais velhos, que quando a gente quer uma coisa faz um abaixo
assinado: Eu, Seu Vicente, Ciço, outro Vicente, Carlos, Tânia, Reinaldo (hoje é
que é o responsável por aqui).
O fato mais
alegre que aconteceu aqui era quando não existia bagunça. Todo vida foi bom aqui, não tem fato triste.
Onde chego sei viver, respeito e considero todos. O lugar quem faz é você, não
é ninguém. A mudança maior que teve aqui foi vê essas casas todinhas de
tijolo, antes era tudo de barro, a minha também era de taipa e agora estou
construindo de tijolo.
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