sábado, 29 de junho de 2013

CAMELO, ANA R. Praça? Praças!


Uma pequena informação


        



Ministro uma disciplina intitulada Formação do espaço alagoano,  no mestrado Dinâmicas do espaço habitado, Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas. Vez em quando, peço para trazerem fotos e com elas abro discussão com a turma. É interessante verificar os aspectos da vida que são fotografados e como o aparente fragmento traz em si as indicações de um todo, como se fosse, naquele momento da discussão,  a mínima representação de todo um conjunto de fatos, conjuntura e estrutura. Desta feita, decidimos partilhar fotos e comentários realizados pelos autores como motivação para o debate. Nesta postagem, encontra-se o material produzido por Ana R. Camelo.








PRAÇA? PRAÇAS!

A praça e seus diversos usos. 

A foto acima é da praça Menino Jesus de Praga situada no bairro do Pinheiro em Maceió-AL. Durante o dia quase não há movimento, apenas no sapateiro e chaveiro que estão localizados em um dos  lados.


A mesma praça (Menino Jesus de Praga)  durante a noite. O seu uso é mudado completamente, já que existe um bar que movimenta todo o fluxo da praça com seus freqüentadores semanalmente. Durante o período do São João até a rua é fechada para que possa ocorrer o “São João da Praça” com fogueira, fogos e comidas típicas.





Esta foto foi tirada durante manifestação que aconteceu em Maceió no dia 20/06/13. Na concentração na praça Centenário,  vários grupos de diferentes ideologias se encontraram, que durante os dias normais tem seu uso ligado ao recreio da população no geral mas também é identificada como um ponto de violência da capital. 







Outra foto da concentração já perto da hora da saída da passeata, alguns só observam, outros participam de diversas formas e a praça como palco dessas diversas manifestações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário