sábado, 29 de junho de 2013

SANTOS José Almeida. Poder e descaso. Imagens e discussão




Uma pequena informação

        



Ministro uma disciplina intitulada Formação do espaço alagoano,  no mestrado Dinâmicas do espaço habitado, Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas. Vez em quando, peço para trazerem fotos e com elas abro discussão com a turma. É interessante verificar os aspectos da vida que são fotografados e como o aparente fragmento traz em si as indicações de um todo, como se fosse, naquele momento da discussão,  a mínima representação de todo um conjunto de fatos, conjuntura e estrutura. Desta feita, decidimos partilhar fotos e comentários realizados pelos autores como motivação para o debate. Nesta postagem, encontra-se o material produzido por José Almeida Santos e por ele intitulado Poder e descaso.


PODER E DESCASO
JOSÉ ALMEIDA SANTOS
          


Estas fotos foram tiradas na cidade Paripueira, litoral norte de alagoas, em 2013 e  mostram  descaso e falta de vontade do poder público em resolver o problema. Provavelmente, quando a rua foi pavimentada, a casa estava por lá, assim como é provável que,  quem a construiu,  soubesse que o local era público, uma rua.   
Estas fotos foram feitas em uma cidade da zona da mata alagoana, no momento em que um deputado federal discursava sobre educação básica no estado, dizendo que ela era o futuro do estado  e por isso parabenizava o IFAL pela iniciativa.  Quando me retire. Deparei-me  com as duas pickups do tal deputado,  estacionadas,  exatamente,  no meio da rua com os  funcionários a postos. Esta imagem traz à tona uma realidade que parece nunca ter mudado e que perdura desde o inicio da formação do espaço alagoano. A sensação que fica,  é que tempo do coronelismo continua firme

 como nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário