quinta-feira, 18 de outubro de 2012

[Violência monitoramento] O JORNAL. Maceió vigiada

O JORNAL. Maceió vigiada. O JORNAL. Maceió, 10 out. 2012, p.6.

Se depender do sistema de monitoramento por câmeras, a cidade de Maceió se transformará nos próximos dias - proporcionalmente - na mais bem vigiada do País. O governo do Estado anunciou a instalação de 70 câmeras e о Município, 150. Ou seja, serão 220 "olhos de vidros" que não piscam enquanto trabalham.
As câmeras de investimentos com recursos estaduais são destinadas exclusivamente para о monitoramento de áreas consideradas de grande incidência da violência. As outras são para auxiliar no trânsito. Pontos de congestionamentos serão detectados de forma rápida a partir da utilização do sistema.
No entanto, como são monitoradas em tempo real, as câmeras terão papel preponderante no combate à violência. Ainda não se falou da integração entre о sistema instalado pela SDS [Secretaria de Defesa Social] e SMTT [Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito]. No entanto, a integração parece possível de ocorrer, até pela necessidade.
Mas о noticiário tem mostrado que os bandidos não se intimidam com a instalação de câmeras nos locais onde eles vão atacar.
Em muitos casos, eles até fazem caras e bocas para о equipamento instalado nos bancos e as imagens ficam gravadas.
Necessariamente, as imagens são de grande importância para as investigações. Mas não tem essa eficiência no sentido de prevenir о crime. Certamente, funcionando, as câmeras dão ao cidadão a sensação de segurança. Que isso não tenha о efeito contrário. Ou seja, о cidadão relaxa, baixa a guarda confiando na eficiência da câmera e acaba sendo atacado pelo bandido, com "direito a gravação e tudo".
A proposta de encher Maceió de câme­ras e interessante do ponto de vista da segu­rança, mas requer outras ações posteriores. No caso específico da Polícia Militar, não adianta a cidade ter um equipamento desses em cada esquina e não ter efetivo para acionar no momento do flagra de um crime.
Nesse caso, о sentimento de frustração pelos que representam os organismos de segurança pública será maior que о que existe hoje, A proposta do videomonitoramento é excelente e promete ajudar no combate a criminalidade, mas ela não fica só numa peça de vidro com gravação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário